Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ventania

In two days tomorrow will be yesterday.


Segunda-feira, 19.01.15

Alerta Laranja

A Ventania anda aí.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 08:44

Sexta-feira, 07.12.12

Lhasa - love came here


There is no end to this story 
No final blow or glory 
Love came here and never left

Now that my heart is open 
It can't be closed or broken 
Love came here and never left

Now I'll have to live with loving you forever 
Although our days of living life together 
Of living life together are over

There's nothing here to throw away 
I came to you in light of day 
And love came here and never left...

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 02:29

Domingo, 28.10.12

...

Era uma vez uma ave rara que foi a um concerto rock e andou comovida três dias.

 

A poesia ainda existe, solta no ar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Ventania às 08:24

Domingo, 21.10.12

Dilemas, dilemas

Quando em vez, falha-me a razão para ordenar o que de si não tem explicação.

 

(Acho que preciso de tirar um mês, ou seis, para reflectir nisto...)

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Ventania às 22:30

Sexta-feira, 19.10.12

Ninguém mais me chamará de farol...

e os sonhos persistem por isso mesmo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 09:14

Quinta-feira, 18.10.12

...

Ando aqui a ler notícias numa sessão de informação nocturna e há dois aspectos que estão a maçar-me sobremaneira:

 

  • não houve UMA, das dezenas de notícias, em dezenas de publicações que li neste meio-tempo, em que não tenha detectado pelo menos um erro ortográfico ou gralha. UMA, eu queria uma para exemplo...
  • esta nova moda de criticar a gestão de folha de Excel, os estudos de folha de Excel, os orçamentos de folha de Excel. Pois saibam os senhores que o Excel, enquanto mera ferramenta informática, não deve ser menosprezado. Garanto que há obras de arte congeminadas em Excel, em vários campos do conhecimento... Pena é a ausência de visão crítica de alguns 'orçamentistas', não fossem grunhos obtusos e o Excel também seria o seu melhor amigo, em vez do penico em que são depostas bostas quadriculadas!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 01:09

Sexta-feira, 12.10.12

...

Uma gaja esfola-se a trabalhar para provar o que vale, anos a fio. Ganha mal. Ganha elogios, confiança, palmadinhas nas costas, mas guito, 'tá quieto. Uma gaja percebe que deve andar a fazer alguma coisa bem quando, em período de crise, recessão, níveis record de desemprego, recebe ofertas de emprego com maior frequência do que antes (em 7 empregos, 6 foram convites, fora os que foram recusados - 

pelo menos 4, que me lembre). Uma gaja despede-se do emprego "para a vida" em que é efectiva e que metade da população portuguesa estaria desertinha para ter. Uma gaja muda para um emprego onde passará a receber mais 60%. O governo decide aumentar a taxa da segurança social e decide rever a tabela de IRS. Uma gaja vai passar a receber só 45% do ordenado e, na prática, menos 20% do que no emprego anterior.

Fica o relato para, quando eu anunciar que vou emigrar, poderem ser dispensadas as perguntas dos porquês.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 00:57

Segunda-feira, 08.10.12

Saramago

"Seria incoerente que me opusesse a que um escritor coma do que escreve, o que me parece, isso sim, condenável, é que escreva quando não tem nada para dizer."

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 01:52

Sexta-feira, 05.10.12

Uma tolice, hoje

Não vou dar-me ao trabalho de fingir que não sei se é possível o cérebro pregar-nos partidas tais que pensemos que é um sentimento, do foro do 'coração', que dispara quando a solidão e um excesso de interioridade por ser oferecido se aliam num momento. Não vou romantizar com estranheza que um amor (aquela palavra que ninguém define mas todos querem acreditar que seja real) possa nascer do nada, dum instante em que umas linhas escritas (sabe-se lá por quem, de que idade, nome e feitio) tocam algo de inquieto no espírito. Não vale a pena apontar tolices que conheço como a estória da minha vida e que tendem a repetir-se, sempre com o mesmo resultado.

 

Sem hesitações nem pretensões de remediar o irremediável, a sina humana é boicotar a própria razão.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 13:03

Sábado, 29.09.12

Percebi porque não escrevo.

Não escrevo porque dói escrever. Dói cada sílaba, que sai com esforço e dói o peso das memórias do melhor e do pior que as palavras trazem.

Como diria o Eugénio, "as palavras estão gastas". As palavras são ferros em brasa que queimam na carne a lucidez que ainda não quero enfrentar, são gotas insignificantes que se perdem se as lanço ao mar. As palavras doem-me.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 09:57

Sexta-feira, 28.09.12

Adoro ironias.

(ponto)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 22:04

Quarta-feira, 26.09.12

...

Agora, de cada vez que estou na fila para o embarque, faço questão de olhar bem para os passageiros, só para ter a certeza de que o Romney não vai no meu vôo, não vá o tipo ter afrontamentos e abrir uma janela...

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 07:44

Terça-feira, 25.09.12

Coisas giras para fazer em noites de insónias


  • Contar carneiros - obviamente, não resultou;

  • Ler blogues - nem os mais entediantes me dão sono;

  • Fazer um curso online de francês - no fim do 4º capítulo percebo que não estou tão enferrujada quanto cria;

  • Ler manuais da máquina fotográfica - too geek to be bored with it;

  • fazer um post idiota para fingir que o blog não está às moscas...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Ventania às 03:29

Domingo, 23.09.12

Porque é que as férias me fazem bem aos 'nervios'?

Porque assim que chego e abro a caixa de correio caem-me 300 Kg de papel em cima e, believe it or not, o mais interessante da pilha era a factura da água.

 

Porque tenho 2 médicos a dizerem-me que a medicação que tomo é fraca demais (14 comprimidos diários e uma injecção quinzenal) e 2 médicas a dizerem que não podem aumentar a medicação porque já tomo drogas demais.

 

Porque depois de estar mais de uma hora numa Worten à espera que tratem dum último equipamento em exposição que pretendia comprar, o empregado desaparece enquanto eu (oportunamente) aproveito para fazer umas pesquisas nos laptops que têm em exposição e descubro o modelo acima do que ia comprar pelo mesmo preço numa loja concorrente.

 

Porque na minha língua materna as faltas de profissionalismo me parecem ainda mais gritantes.

 

Porque as plantas cresceram lindamente na minha ausência e no dia seguinte ao meu regresso começam a murchar...

 

Porque as pessoas em quem confio me desiludem mais do que os desconhecidos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Ventania às 14:12

Sábado, 22.09.12

Voltei, voltei... voltei de lá...

Regressada de férias/retiro espiritual, gostava mesmo muito que alguém me explicasse uma coisa:

 

então o governo ainda não caiu porquê?!

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Ventania às 21:54

Quarta-feira, 29.08.12

Virada para fora

Virada para dentro, como sempre tinha sido a minha postura aqui, só o via a ele. E a mim, com ele, sem ele. Ele, na presença e na ausência. E decidi deixar de falar com ele por estas linhas, ou fingir, porque é sempre ele que me sabe ouvir e ler nas entrelinhas, mesmo se não o chamo à acção. Voltei-me para fora, para lhe virar as costas. Vou espreitando por cima do ombro, porque sei que ele lá está, que ainda lá está, que sempre estará. Onde estiver eu, estará a presença dele, e a ausência, maior e mais sentida. E assim vou-me virando para fora, voltando as costas também a mim, a uma parte incontornável de mim. E vou fingindo que não quero saber, vou fingindo que não me pesa, fingindo que não me afecta ele perguntar por mim. E se preciso for virar-me do avesso, eu viro. Se é a fugir que deixo longe a tristeza e um coração inerte, continuarei a fugir, para além do horizonte.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 19:21

Quarta-feira, 29.08.12

...

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 00:28

Domingo, 26.08.12

A tua religião é a Ciência?

O esoterismo exerce um fascínio sobre mim há muitos anos, talvez desde sempre.

Muitas pessoas estranham que alguém que, para além de ter uma sólida formação científica, tem traços tão vincados de racionalidade (por vezes exagerada), se interesse por temas que abrangem desde o Tarot, astrologia, premonições, fantasmas, ou tudo o que seja "o oculto". E nada de contraditório há nisto. Bem pelo contrário.


Mesmo antes de ser cientista, percebi que a ciência serve melhor os seus propósitos quando coloca as questões certas e explora possibilidades, do que quando fornece respostas definitivas. É claro que hoje em dia a Ciência explica uma grande parte do nosso mundo, mas é sempre mais fascinante o que ainda não se sabe explicar, e importa perceber que a Ciência não explica tudo. É aqui que grande parte dos cépticos cai em falácia, permitindo-se apenas a pensar dentro dos limites do que está provado e estabelecido, achando que tudo o mais serão esquemas e truques, ilusões e teorias alucinadas (muitos casos são tudo isto, sem dúvida). Quanto a mim, acho que estas posições são precisamente vitórias da ignorância...


Ninguém com um verdadeiro espítito de cientista pode acreditar que só o que está explicado, provado e verificado é real - ou seria o fim da investigação. É duma arrogância quase imbecil pensar que se algo não está comprovado cientificamente é uma "superstição" ou "ilusão". É, aliás, quase tão imbecil como contrariar todos os factos de que dispomos, se os mesmos se opõem a teses religiosas ou a mentiras que foram culturalmente assimiladas; por exemplo, a negação da Evolução e da Selecção Natural por parte de alguns católicos mais tradicionais, que acreditam mesmo que foi uma entidade abstracta que criou o mundo em sete dias, a Eva duma costela do Adão e por aí fora. Acreditam nisto e nem sequer têm abertura para que na escola sejam abordadas teorias diferentes. Ignorância, mais uma vez. Pior, propagação da ignorância.


Atenção, com isto não estou a colocar em causa a Fé que cada pessoa possa ou não ter, que considero algo de muito íntimo e individual, expresso através duma religião ou apenas espiritualidade, ou filosofia de vida, o que se lhe queira chamar. A Fé uma expressão profunda de certezas e dúvidas, creio. Eu fui agnóstica até ao início da adolescência, na melhor das hipóteses, e desde então ateia convicta - lá está, a absoluta falta de Fé. Conheço, no entanto, dúzias de pessoas da Ciência que acreditam num Deus, que interpretam os 'textos sagrados' de vários modos, e não é a sua Fé que interfere nem no seu desempenho nem na visão racional do mundo.


Na Ciência, na Religião, na Filosofia e em todas as decisões com que o ser humano se confronta, nada há mais legítimo do que a dúvida, a hipótese (ponto de partida, aliás, do método científico). Portanto, também não posso afirmar categoricamente "Deus não existe" - é o que eu acho, é nisso que eu acredito, mas posso estar errada, claro. Quando ouço pessoas a desdenhar de teorias não comprovadas, sejam a possibilidade de viagens temporais ou astrologia, seja a evolução da pilha de hidrogénio ou o Tarot, fico algo indignada, ao mesmo tempo que atesto a minha própria hipocrisia quando desdenho de algumas crenças religiosas, mitos ou "milagres" - reparem nas aspas hipócritas.


Assim, aqui a menina tem tanto de céptica como de mente aberta. E digo-vos mais, faz-me todo o sentido que o Universo se reja por energias que ainda não conhecemos completamente, para além das que já conhecemos. Acho perfeitamente plausível que estas energias possam deixar 'impressões' dos mortos ou de acontecimentos, ou que a posição dos astros tenha alguma influência na energia pessoal e nos ritmos de cada um, ou que emitam 'sinais' que algumas pessoas captam mais facilmente que outras. Faz-me sentido porque comprovo o que dizem as teorias sobre os meus trânsitos planetários, porque eu própria e pessoas muito próximas têm o chamado sexto-sentido (ou instinto) apuradíssimo, porque alguns animais conseguem detectar sismos antes dos mesmos acontecerem e ainda não se sabe bem porquê, porque há "milagres" atestados clinicamente.





(E sim, também acredito que exista vida extra-terrestre. Mas aqui é mais uma questão matemática, probabilística, puramente racional. Além do que já vi ovnis, mas isso não interessa nada.{#emotions_dlg.blink})

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 19:27

Domingo, 26.08.12

cumplicidade surda

É bom ter cúmplices, longe da banalidade das palavras e dos rituais cansados, ter quem nos conheça um pouco sem os estereótipos cara-nome-morada, ser quem se é só porque se pode, sem expectativas a corresponder, sem cobranças nem juízos.
É muito bom saber que há quem nos compreenda, sem julgar, sem precisar questionar.
Devia ser sempre assim.

 

A realidade devia continuar os sonhos, não castrá-los. É uma pena... 

Mas enquanto sonhar for possível, aproveitemos para ir sorrindo os sorrisos que a vida vai roubando.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Ventania às 08:08

Sábado, 25.08.12

...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Ventania às 22:31


Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031